COPA DO BRASIL

Análise: redenção de Yuri em São Bernardo garante Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil

Análise: redenção de Yuri em São Bernardo garante Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil

Exatos 47 dias após ter sido chamado de “burro” por Mano Menezes, atacante retorna ao ABC paulista e passa de vítima a protagonista da classificação do Timão

São Paulo - Há quem compare o futebol a uma grande roda gigante. Usando essa analogia, a roda precisou de 47 dias para girar e fazer de Yuri Alberto, chamado de “burro” em 27 de janeiro na derrota do Corinthians para o São Bernardo, pelo Paulistão, o inteligente atacante que abriu o caminho da classificação na Copa do Brasil no reencontro entre as equipes, nesta quinta-feira.

Foi na cobrança tranquila e com categoria que o camisa 9 fez jus ao número que estampa nas costas para marcar no seu 12ª jogo em 2024 o sexto gol pelo Corinthians, talvez um dos mais importantes para o Timão nesta temporada. Eliminado na primeira fase do Paulistão, o jogo pela Copa do Brasil virou o único compromisso oficial em mais de um mês.

A vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo garantiu o Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil, a tranquilidade para a sequência da temporada e o reforço no caixa com mais R$ 2,2 milhões garantidos com a premiação pela vaga.

Sem jogos oficiais previstos até a estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para o fim de semana de 14 de abril, contra o Atlético-MG, na Neo Química Arena, o Corinthians deve fazer pelo menos dois amistosos preparatórios nas próximas semanas.

timao 002

Mudança e desfalque de última hora

António Oliveira promoveu duas mudanças no Corinthians. Uma por opção: a entrada de Pedro Raul no lugar de Romero. A outra por obrigação: Maycon se machucou no aquecimento e deu lugar a Breno Bidon.

A desconfiança motivada pelas duas derrotas sofridas para o São Bernardo nos últimos dois encontros na cidade do ABC paulista deu lugar à empolgação em apenas quatro minutos de bola rolando. Após boa troca de passes e bola espirrada dentro da área, Raniele sofreu pênalti para o Corinthians.

Yuri Alberto mostrou categoria para deslocar o goleiro Alex Alves e colocar o Corinthians à frente no placar. O lance foi exatamente no mesmo lado do campo que, há 47 dias, Yuri Alberto cometeu falta de ataque e despertou a ira de Mano Menezes na derrota para o Bernô no duelo válido pelo Campeonato Paulista.

timao 003

A mudança promovida por António Oliveira surtiu efeito prático aos 25 minutos, quando Pedro Raul desviou dentro da área para deslocar Alex Alves e ampliar a vantagem do Corinthians contra o São Bernardo.

O primeiro tempo pode estar longe de ser considerada uma grande atuação do Corinthians, mas teve um significado grande no comparativo com o time que entrou em campo no mesmo estádio, contra o mesmo adversário, na derrota apática pelo Paulistão.

E os minutos finais comprovaram isso. Rodrigo Garro foi expulso em lance polêmico após ser empurrado dentro da área pelo adversário. Na sequência, com um a menos, Cássio salvou o Corinthians de sofrer um gol ao fazer grande defesa.

timao 004

Queda de rendimento e sustos

Com mudanças ofensivas em busca ao menos do empate, o São Bernardo assustou logo nos primeiros minutos em chute forte de João Ricardo e boa defesa de Cássio. O alívio para o Corinthians veio aos cinco minutos, com a expulsão de Hélder, que havia sido o pivô do cartão vermelho recebido por Garro no primeiro tempo.

António Oliveira fez algumas mudanças. Matheus França entrou ainda no intervalo. Depois, Romero, Cacá e Guilherme Biro entraram no decorrer do jogo. Deixaram o campo Wesley, Pedro Raul, Yuri Alberto e Breno Bidon, respectivamente. Antes de deixar o campo, o camisa 9 do Corinthians teve um gol anulado.

A postura mais defensiva nos minutos finais fez o São Bernardo avançar e incomodar mais o Corinthians nos minutos finais do jogo, que acabou paralisado duas vezes em virtude de sinalizadores usados pelos torcedores alvinegros no estádio.

Muito mais importante que a atuação, a classificação do Corinthians na Copa do Brasil garante mais tranquilidade e confiança para uma intertemporada importante que o elenco terá até a estreia no Campeonato Brasileiro.

Image
logo ga nova22