ESPANHOL

Bastidores do Espanhol: Valverde se prepara para assumir posto de Casemiro no Real Madrid

Bastidores do Espanhol: Valverde se prepara para assumir posto de Casemiro no Real Madrid

Meio-campista uruguaio tem o volante brasileiro como exemplo e ao mesmo tempo amigo

Madri, Espanha - Em dia de folga para o elenco do Real Madrid, o evento de despedida de Casemiro na segunda-feira contou com a presença de dois jogadores do atual grupo: um era Odriozola; o outro, Valverde. Não foi por acaso. O meio-campista uruguaio tem forte relação de amizade com o brasileiro, se espelha nele e pretende seguir os mesmos passos de líder no time espanhol.

No blog Gringolândia: Casemiro esbanja coragem ao escolher o Manchester United. E, no fundo, não tem nada a perder

Os dois compartilham trajetórias semelhantes. Valverde chegou no Real Madrid em 2016/17, na equipe sub-19. Assim como Casemiro, passou pelo Real Castilla e foi emprestado para outro clube por uma temporada. Ele se firmou como peça importante do time principal nos últimos três anos, quando foi titular em mais de 63% dos jogos que disputou.

Mais meia do que volante, ele não é da mesma posição do que Casemiro, mas pode desempenhar a função. Pessoas próximas contaram ao ge que o brasileiro o acolheu desde o dia em que chegou ao clube, assim como fez com outros compatriotas. Procurou ajudá-lo dentro e fora de campo, para facilitar a adaptação.

Casemiro viu em Valverde uma possível liderança do Real Madrid no futuro. Hoje o uruguaio tem 24 anos. Ele foi capitão do time por alguns minutos no amistoso de pré-temporada contra o América do México. Quem lidera a hierarquia para vestir a faixa é Benzema.

Curiosamente, Valverde se sentou justamente na cadeira atrás da de Casemiro durante o ato institucional de despedida do brasileiro, no salão do Centro de Treinamento de Valdebebas.

— O Madrid sempre contrata os melhores jogadores. Fede (Valverde) pode fazer este trabalho (substituí-lo) e é um jogador que tem pela frente 10 ou 12 anos. Faz quatro ou cinco anos que dizia que tínhamos um dos melhores meios de campo do mundo. Não sabia que Kroos e Modric iam seguir assim. Fede pode jogar de cinco (volante central) — disse Casemiro.

Eles se tornaram grandes amigos e conversam muito sobre futebol. A namorada de Federico, Mina Bonino, chegou a tentar mudar a ideia de Casemiro de ir embora. Ela viralizou ao publicar troca de mensagem com ele nas redes sociais, mas sem sucesso no final.

— Sobram palavras. Foi um dos primeiros a me abrir as portas de casa, quem me deu a mão e sempre depositou confiança em mim. Definitivamente vai me fazer falta dentro de campo, mas segurança mais fora dele — escreveu Valverde ao amigo.

Casemiro já afirmou em entrevistas que Valverde será o “melhor camisa 8 do mundo” em poucos anos.

Dos 151 jogos oficiais que o meia uruguaio disputou pelo Real até hoje, 116 foram ao lado do brasileiro. Juntos conquistaram duas vezes o Campeonato Espanhol, duas Supercopas da Espanha, uma Liga dos Campeões, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes.

Federico Valverde tem contrato com o Real Madrid até junho de 2027, após renovação em agosto ano passado. Multa rescisória de 1 bilhão de euros (R$ 5,1 bilhões). Ele foi o autor de um dos gols da última vitória do time, sobre o Celta de Vigo.

Image
Image
logo ga nova22